O espaço das relações vividas foi tomado pela pandemia do novo coronavírus e trazendo sintomas de medo e angústia em decorrência da falta de perspectivas e respostas para este caos da morte e da miséria que tem assolado boa parte das famílias, principalmente na periferia. Mas, são nestes momentos que as relações baseadas no afeto ao próximo, as lembranças e memórias de períodos passados se fazem notórios no cotidiano das pessoas. Seja na maneira de manter viva aqueles que não se fazem mais presentes ou mesmo o desejo de recordar e reavivar momentos alegres.
Desta forma, o vínculo com a história e memória permite que a população se conecte com seus entes queridos, mantendo viva dentro de si os processos passados que as constituíram. Isso se dá, a partir da construção de novos elos e formas de preservação de um bem material, uma fotografia, uma festa, um lugar específico, entre outros.
Nesse sentido, a fim de estabelecer uma conexão com a população a partir de suas memórias, histórias e patrimônios locais iniciamos a nossa: TV Memória & periferiaS, que consiste em um programa de entrevistas com memorialistas e ativistas no âmbito da memória e preservação de patrimônios nos bairros do extremo leste de São Paulo. Apresenta a percepção da população sobre a sua história, personagens, lugares e objetos que marcam a constituição destes territórios e mostra intervenções artísticas.
Acompanhe as programações já realizadas e fique atento para as próximas!!