O espaço das relações vividas foi tomado pela pandemia do novo coronavírus e trazendo sintomas de medo e angústia em decorrência da falta de perspectivas e respostas para este caos da morte e da miséria que tem assolado boa parte das famílias, principalmente na periferia. Mas, são nestes momentos que as relações baseadas no afeto ao próximo, as lembranças e memórias de períodos passados se fazem notórios no cotidiano das pessoas. Seja na maneira de manter viva aqueles que não se fazem mais presentes ou mesmo o desejo de recordar e reavivar momentos alegres.

Desta forma, o vínculo com a história e memória permite que a população se conecte com seus entes queridos, mantendo viva dentro de si os processos passados que as constituíram. Isso se dá, a partir da construção de novos elos e formas de preservação de um bem material, uma fotografia, uma festa, um lugar específico, entre outros.

Nesse sentido, a fim de estabelecer uma conexão com a população a partir de suas memórias, histórias e patrimônios locais iniciamos a nossa: TV Memória & periferiaS, que consiste em um programa de entrevistas com memorialistas e ativistas no âmbito da memória e preservação de patrimônios nos bairros do extremo leste de São Paulo. Apresenta a percepção da população sobre a sua história, personagens, lugares e objetos que marcam a constituição destes territórios e mostra intervenções artísticas.

Acompanhe as programações já realizadas e fique atento para as próximas!!


TV Memória & Periferias - 2020


Memória, patrimônio e preservação em Guaianases
Programa 1

O CPDOC Guaianás apresenta o seu novo projeto TV Memória & Periferias, debatendo memória, patrimônio e preservação na quebrada de Guaianases e Lajeado. Contaremos com a presença de convidados especiais, no primeiro episódio, contamos com a participação dos integrantes da página Retratos Históricos de Guaianases Almir Siqueira e Rafael Oliveira, do escritor Alba Atroz falando de seu livro Reminiscência, Tetê Mendes professora, ciclo ativista e moradora de Guaianases e Cacá Lopes, cantor e cordelista.

Memória, patrimônio e preservação no Lajeado
Programa 2

 

O CPDOC Guaianás apresenta a segunda edição do seu mais novo projeto TV Memória & Periferias, debatendo memória, patrimônio e preservação na quebrada de Guaianases e Lajeado. Neste segunda edição com apoio da Casa de Cultura de Guaianases, onde também será feita a transmissão pelo seu facebook, contaremos com a presença de convidadas e convidados especiais, como: Maria da Conceição (Pedagoga), Renata Gonçalves (Pedagoga) Patrícia Costa (Jornal Arco-Íris), Jorge do Jd. Aurora (Líder Comunitário) e apresentação musical com Aloysio Letra (Músico e Compositor). Obs.: A companheira Cida Ferrari não poderá estar conosco no dia de hoje como anteriormente anunciado, mas em breve estará!

As Pedreiras Lageado e Guaianases
Programa 3

Nesta edição falamos sobre as Pedreiras Lageado e Guaianases, quais as histórias por trás da fonte de extração de minérios que ocorre há décadas na região. Para discutir o assunto temos como convidados a geógrafa Fabiana S. Ferreira, a Assistente Social Luana Reis e o Escritor Alba Atroz.