APRESENTAÇÃO

O projeto buscou apresentar e registrar as histórias dos moradores do Jardim Lourdes/Lajeado por meio do grafitti/estêncil nos muros do bairro, tornando-se um registro permanente de suas vivências.

O registro das histórias dos moradores teve como intuito contribuir com a superação do estigma comum na comunidade que é o de “bairro dormitório”, onde as pessoas apenas dormem e vivem a maximização da reprodução da vida. Mas atribuir a este território como um espaço de produção e criação

Pensar em suas histórias é um meio importante para se criar um vínculo maior com a comunidade. Já que a maioria dos moradores, percebemos, são de origem nordestina no qual vieram tentar uma vida melhor na “cidade grande”, também percebemos o grande número de ocupações e de moradias irregulares, a maioria das histórias se cruzam de algum jeito nas ruas e nos muros do Jardim Lourdes.


Folheto Divulgação ano 2014

O Jardim Lourdes é um bairro que esta no distrito do Lajeado no extremo leste da cidade de São Paulo, faz fronteira come o distrito de Itaim Paulista e com o Município de Ferraz de Vasconcelos. Um território fronteiriço que por toda falta de estrutura e precariedade, gera uma memória prescruta uma dificulta o reconhecimento do morador com o local.