O coletivo de pesquisadores do CPDOC Guaianás realizou no final de semana 17 e 18 de agosto quatro roteiros históricos nos bairros: Lajeado, Guaianases, São Mateus e Cidade Tiradentes. Além disso, realizou também duas oficinas de memória e patrimônio, uma na Biblioteca Cora Coralina e outra na Casa de Cultura Raul Seixas e uma roda de conversa sobre as memórias do samba na Casa de Cultura de São Mateus. Atividades realizadas com o apoio da Jornada do Patrimônio do Departamento Histórico da Prefeitura de São Paulo.

 

No dia 17 de agosto também aconteceu a abertura da exposição “Memórias da Biblioteca Cora Coralina: Cinco décadas de história em Guaianases” na biblioteca de temática de feminista Cora Coralina em Guaianases. A exposição traz ao público o acervo da biblioteca e do CPDOC Guaianás com fotografias, jornais e documentos diversos sobre o espaço e sua relação com o bairro, a ocupação feminista e seu acervo bibliográfico, a história do bairro narrada por escritores, artistas e militantes periféricos que constroem e resgatam memórias de Guaianases.

Todas essas atividades não seriam possíveis sem a ajuda das parceiras e parceiros que colaboraram em peso, são elas e eles: na Jornada do Lajeado, o Sr Mário do Parque Chácara das Flores e a Carla da segurança. Em Guaianases, Padre Valdir e Sônia do grupo de oração. Itaquera, Aurora Coordenadora da Casa de Cultura. São Mateus, Tia Cida, Tim Maia e o pessoal do Berço do Samba. Além da Fátima e do Sr. Antônio no Morro do Cruzeiro. Na Cidade Tiradentes, contamos também com a parceria de Paulo Cesar, Sr. Virginio e Sérgio que nos abriram as portas da Pedreira do Lajeado. De Dona Eronice e toda a comunidade acerca da igreja Cruz das Almas que foram extremamente receptivos conosco durante a Jornada do Patrimônio. No conteúdo da exposição: Elaine Correia, Daniele Regina, Sheyla Melo, Patrícia Alves, Alba Atroz, Aloysio Letra, Cacá Lopes e Tita Reis, e também o apoio dos trabalhadores da biblioteca coordenada por Cléo Lima.

Com a parceria do Ananias (Nya) e do Rodrigo que fizeram alguns desses percursos nos levando para cima e para baixo. E da parceria do mandato da Juliana Cardoso que possibilitou o transporte no Morro do Cruzeiro, ao Lucas Veloso do Mural da Folha que fortaleceu na divulgação e a design Sandra Minucci e a gráfica Grafix ArtVisual que nos doaram com carinho os nossos cartões de visitas. Por fim, sem jamais esquecer, ao equipamento do CEU Jambeiro (gestão, professores, funcionários em geral e comunidade externa) que proporcionaram um espaço para que desenvolvêssemos nossas pesquisas, atividades e encontros gerais. Sem palavras !!!

E a esse coletivo de pesquisadores / trabalhadores do CPDOC Guaianás, por toda essa organização: Adriano Sousa, Allan Cunha, Daniela Soledade, Fernando Filho, Ireldo Alves, João Pedro Rodrigues, Madalena Cunha da Soledade, Renata Eleutério. E todos os parceiros que estiveram conosco nesta empreitada e que tem se colocado a estar cada vez mais junto: Sandro Oliveira, Gustavo Pagador, Marcio Reis, Pedro Karanikolov e Carlos Santos.

A todas e todos que estiveram, estão e estarão conosco construindo essa história por nossas próprias mãos, nosso maior agradecimento!