A Jornada do Patrimônio 2021 acontecerá neste final de semana (11/09 e 12/09) e tem como objetivo proporcionar reflexão sobre lugares simbólicos que são ou foram suportes das ações dos diversos grupos sociais que compõem a história da cidade de São Paulo. É o terceiro ano que o CPDOC Guaianás participa da Jornada do Patrimônio, agora com uma mistura de atividades presenciais e atividades online. Bora chegar junto?
🔺 As atividades online acontecerão no canal do Youtube e no Facebook do CPDOC Guaianás – não é necessário fazer inscrição.
🟦 ATIVIDADES ONLINE:
📸 Live “A História Da Cohab Juscelino em acervos: Grupo Retratos Históricos”
📌 Data e horário: 12/09, às 14h, acontecerá no Youtube do CPDOC.
Debate com o museologo João Pedro Rodrigues sobre os acervos pessoais que são comunicados de forma informal nos grupos de retratos históricos. Com foco no Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek. Com apoio do Júnior da página retratos históricos, do Chua e do Edu do AACJ.
📸 Live “Memórias de agricultores urbanos do extremo leste”
📌 Data e horário: 12/09, às 15h, acontecerá a  no Facebook do CPDOC.
A história de São Paulo é marcada pelo avanço da cidade edificada sobre diversas formas de produção agrícola que se davam principalmente no entorno de seus rios. A partir da década de 1940, quando o desenho da cidade se aproximava do atual, a zona leste de São Paulo, que já começava seu processo de periferização, continuaria marcada até os anos de 1990 pela forte presença de chácaras e sítios, como os de Itaquera, Guaianases e São Mateus.
Recentemente, a agricultura dos chamados “linhões da Eletropaulo” e outras formas de agricultura urbana orgânica vem ganhando espaço no extremo leste de São Paulo, pincipalmente entre São Mateus e Guaianases.
Nesta atividade, traremos as memórias de sujeitos históricos atuantes nesses espaços, levando em consideração que a predominância da cidade tende a apagar seu passado e permanências agrícolas.
🔴 Live Acervo na periferia: preservação e comunicação na teoria e prática
📌 Data e horário: 12/09, às 15h no canal do Youtube do CPDOC.
Um debate sobre a produção, salvaguarda e comunicação de acervos fotográficos, museológicos, arquivísticos e bibliográficos na periferia, e a participação do coletivo CPDOC Guaianás no processo de pesquisa e aquisição desses materiais. O debate visa uma reflexão sobre as dificuldades e problemáticas encontradas por um coletivo periférico que tem como objetivo preservar as histórias e memórias da classe trabalhadora.